Reconhecendo a oniricidade: um estudo exploratório sobre a metacognição do estado onírico

Autores

  • Cleber Monteiro Muniz Especialista em Abordagem Junguiana pela COGEAE da PUC-SP.

Palavras-chave:

sonhos lúcidos, consciência, metacognição, cognição, psicologia, sonho

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender qualitativamente a alteração da consciência que origina o sonho lúcido e avaliar a transição do estado usual de consciência onírica para o estado não usual de lucidez. Sob uma perspectiva fenomenológica, pretendeu-se contribuir para a compreensão das modificações psíquicas e metacognitivas inerentes à instalação da lucidez no sonho, incluindo seus mecanismos mnemônicos e perceptuais internos. A hipótese defendida é a de que o reconhecimento do sonho provém da combinação de dados da memória autobiográfica recente com a aceitação do impacto realístico das imagens do sonho como possível a um estado onírico. © Ciências & Cognição 2005; Vol. 05: 67-83.

Biografia do Autor

Cleber Monteiro Muniz, Especialista em Abordagem Junguiana pela COGEAE da PUC-SP.

Licenciado em geografia e história, realizador do projeto musical Esplendor (world music com tendência ibérico-medieval e temáticas oníricas).

Como Citar

Muniz, C. M. (1). Reconhecendo a oniricidade: um estudo exploratório sobre a metacognição do estado onírico. Ciências & Cognição, 5. Recuperado de http://revista.cienciasecognicao.org/index.php/cec/article/view/524

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles

##plugins.generic.recommendBySimilarity.heading##

##plugins.generic.recommendBySimilarity.advancedSearchIntro##