Reconhecendo a oniricidade: um estudo exploratório sobre a metacognição do estado onírico
Palavras-chave:
sonhos lúcidos, consciência, metacognição, cognição, psicologia, sonhoResumo
O objetivo deste artigo é compreender qualitativamente a alteração da consciência que origina o sonho lúcido e avaliar a transição do estado usual de consciência onírica para o estado não usual de lucidez. Sob uma perspectiva fenomenológica, pretendeu-se contribuir para a compreensão das modificações psíquicas e metacognitivas inerentes à instalação da lucidez no sonho, incluindo seus mecanismos mnemônicos e perceptuais internos. A hipótese defendida é a de que o reconhecimento do sonho provém da combinação de dados da memória autobiográfica recente com a aceitação do impacto realístico das imagens do sonho como possível a um estado onírico. © Ciências & Cognição 2005; Vol. 05: 67-83.
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).