O ESPECTADOR E OS EFEITOS DA EXPERIÊNCIA CINEMATOGRÁFICA
Palavras-chave:
teoria do espectador, cinema, subjetividadeResumo
ResumoEste artigo analisa a relação entre cinema e espectador. Por meio das concepções de Deleuze e Guatari, busca-se entender o trabalho do sujeito na construção de uma subjetividade que atua sob conceitos estéticos. Enfocamos em especial o papel do cinema e da narrativa cinematográfica em sua atuação sobre nossos processos de subjetivação. Analisando historicamente a evolução da teoria do espectador, contrapomos às concepções de Jean Louis Baudry e Laura Mulvey, que pregam uma sujeição ideológica do espectador de cinema, as idéias de autores como Steven Shaviro e Ron Burnett que, influenciados pelo pensamento de Deleuze, buscarão nos filmes elementos que provoquem linhas de fuga na narrativa e ampliem o campo de experiência subjetiva do espectador.
Palavras-chave: teoria do espectador; cinema; subjetividade.
Abstract
This article analyzes the relationship between cinema and spectators, using conceptions from Deleuze and Guatari about the aesthetic construction of the self. It’s specially focused on the role of films and cinematographic narrative on our subjectivation processes. Studying the historical evolution of the spectatorship theory, we oppose the conceptions of ideological subjection from Jean Louis Baudry and Laura Mulvey to the ideas of authors such as Steven Shaviro and Ron Burnett that are influenced by the thoughts of Deleuze and try to look for elements that provoke lines of flight in the narrative and enlarge the field of the spectator's subjective experience.
Keywords: spectatorship, cinema; subjectivity.
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