EFEITOS DO TREINAMENTO COM NEUROFEEDBACK NO TEMPO DE REAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Neurofeedback, tempo de reação, avaliação cognitivaResumo
O Neurofeedback é uma técnica de treinamento psicofisiológico não invasivo que estimula o desenvolvimento da autorregulação psíquica e neurofisiológica. Além de ser aplicada com eficiência no tratamento de diversas demandas clínicas, o treinamento com neurofeedback tem sido adotado para modulação funcional do cérebro. O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão sistemática de estudos que tenham investigado efeitos do neurofeedback através de testes com medidas de tempo de reação. As consultas foram realizadas no período entre março e junho de 2018 nas bases de dados Pubmed (US National Library of Medicine) e Web of Science (Science Citation Index Expanded). Adotaram-se os seguintes descritores para a pesquisa (“neurofeedback”) AND (“reaction time”) AND (“cognitive” OR “cognition”). Após aplicação dos filtros para a seleção, foram encontrados 23 trabalhos, dentre os quais apenas 8 obedeceram aos critérios de elegibilidade. Alguns destes estudos mostram complexos delineamentos metodológicos. Verificou-se também que metade dos trabalhos validados se referem a adultos saudáveis, mas destaca-se também, em menor número, estudos com TDAH.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).