PERCEPÇÃO DO GRADUANDO EM SAÚDE SOBRE PRECEPTORIA E PRÁTICA INTERDISCIPLINAR EM AMBIENTE HOSPITALAR

Autores

  • Lusineide Carmo Andrade de Lacerda Universidade de Pernambuco
  • Nathália Xavier Lima Universidade de Pernambuco
  • Diego Rislei Ribeiro Universidade de Pernambuco
  • Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

preceptoria, graduandos, interdisciplinaridade, estágio supervisionado, prática pedagógica

Resumo

A partir das mudanças nos cenários das atividades práticas para os cursos de graduação em saúde, surgiu a necessidade da preceptoria como uma prática educacional, devendo esta ser articulada de maneira interdisciplinar. O estudo teve como objetivo compreender a percepção do graduando em saúde sobre preceptoria e prática interdisciplinar em ambiente hospitalar. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa. Foi desenvolvido em um Hospital Universitário com graduandos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição, da Universidade de Pernambuco (UPE), que concluíram o curso no ano de 2017. Utilizou-se como instrumento, um roteiro de entrevista semiestruturado, composto por duas partes: a primeira, correspondente aos dados sociodemográficos dos participantes, e, a segunda, com questões norteadoras relacionadas à temática. Como resultado, mostrou-se a imprecisão por parte dos graduandos em entender o processo de preceptoria em ambiente hospitalar como uma prática que envolve o aluno, o preceptor e o professor supervisor da instituição de ensino. Além disso, também houve falta de clareza na definição do conceito de interdisciplinaridade, havendo entendimento apenas das ações interdisciplinares que ocorrem no hospital durante a atuação profissional.

Biografia do Autor

Lusineide Carmo Andrade de Lacerda, Universidade de Pernambuco

Colegiado de Enfermagem, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) (Universidade de Pernambuco), Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, Petrolina, PE, Brasil.

Nathália Xavier Lima, Universidade de Pernambuco

Graduanda em Enfermagem (Universidade de Pernambuco).

Diego Rislei Ribeiro, Universidade de Pernambuco

Graduando em Enfermagem (Universidade de Pernambuco)

Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias, Universidade de Pernambuco

Graduada em Nutrição (Universidade Federal de Alagoas), Mestre e Doutora em Química e Biotecnologia (Universidade Federal de Alagoas). Atua como Professora Adjunta no Colegiado de Nutrição (Universidade de Pernambuco) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) (Universidade de Pernambuco)

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Lacerda, L. C. A. de, Lima, N. X., Ribeiro, D. R., & Messias, C. M. B. de O. (2019). PERCEPÇÃO DO GRADUANDO EM SAÚDE SOBRE PRECEPTORIA E PRÁTICA INTERDISCIPLINAR EM AMBIENTE HOSPITALAR. Ciências & Cognição, 24(1). Recuperado de http://revista.cienciasecognicao.org/index.php/cec/article/view/1521

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles