ASSIMETRIAS DA ORIENTAÇÃO DA ATENÇÃO VISUOESPACIAL EM IDOSOS

Autores

  • Aline Hagui Universidade do Oeste Paulista
  • Samara Miguel Souza Universidade do Oeste Paulista
  • Douglas Stuani Lopes Universidade do Oeste Paulista
  • Felipe Viegas Rodrigues Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

assimetria, atenção, idosos, teste de bissecção de linhas, teste de Landmark

Resumo

A atenção voluntária parece ser assimétrica em sujeitos saudáveis, com favorecimento para o lado direito do espaço. Há evidências de que os idosos apresentam declínio da atenção, o que poderia gerar mudança da assimetria atencional. Objetivamos investigar a assimetria normal da atenção em idosos saudáveis. Vinte idosos (60 a 85 anos) e 20 participantes jovens foram investigados no teste de bissecção de linhas (TBL) e no teste de Landmark (TL). Os resultados apontam ausência de diferenças significativas entre os Grupos e entre Gêneros em ambos os testes para o número de erros e para os desvios em relação ao centro no TBL. Conclui-se que participantes idosos mantêm capacidade de atenção preservada e assimetria normal do fenômeno da orientação da atenção, pelo menos para estes testes.

Biografia do Autor

Aline Hagui, Universidade do Oeste Paulista

Graduanda do penúltimo termo do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (FAMEPP/UNOESTE).

Douglas Stuani Lopes, Universidade do Oeste Paulista

Graduanda do último termo do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (FAMEPP/UNOESTE).

Felipe Viegas Rodrigues, Universidade do Oeste Paulista

Felipe Viegas Rodrigues é Biólogo e atualmente é professor na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), lecionando principalmente Fisiologia e Neuropsicologia em cursos de Graduação. Também atua nos cursos de especialização em Psicologia de Trânsito e Psicopedagogia Clínica e Institucional da mesma instituição. Doutor em Ciências (Fisiologia Geral) desde 2011 pela Universidade de São Paulo (USP) e licenciado em Ciências Biológicas pela unesp/Botucatu (2003), Felipe também é professor do curso de especialização em Neuropsicologia pela empresa Incursos. Tem experiência nas áreas de Anatomia e Fisiologia, com ênfase atual em Neurofisiologia e Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos cognitivos e atencionais e processos psico-fisiológicos. Com experiência também em música (instrumento - bateria), a Cognição Musical naturalmente é área de interesse.

Publicado

2019-11-15

Como Citar

Hagui, A., Souza, S. M., Lopes, D. S., & Rodrigues, F. V. (2019). ASSIMETRIAS DA ORIENTAÇÃO DA ATENÇÃO VISUOESPACIAL EM IDOSOS. Ciências & Cognição, 24(1). Recuperado de http://revista.cienciasecognicao.org/index.php/cec/article/view/1467

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles