ASSIMETRIAS DA ORIENTAÇÃO DA ATENÇÃO VISUOESPACIAL EM IDOSOS
Palavras-chave:
assimetria, atenção, idosos, teste de bissecção de linhas, teste de LandmarkResumo
A atenção voluntária parece ser assimétrica em sujeitos saudáveis, com favorecimento para o lado direito do espaço. Há evidências de que os idosos apresentam declínio da atenção, o que poderia gerar mudança da assimetria atencional. Objetivamos investigar a assimetria normal da atenção em idosos saudáveis. Vinte idosos (60 a 85 anos) e 20 participantes jovens foram investigados no teste de bissecção de linhas (TBL) e no teste de Landmark (TL). Os resultados apontam ausência de diferenças significativas entre os Grupos e entre Gêneros em ambos os testes para o número de erros e para os desvios em relação ao centro no TBL. Conclui-se que participantes idosos mantêm capacidade de atenção preservada e assimetria normal do fenômeno da orientação da atenção, pelo menos para estes testes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).