CONHECIMENTO É CAMINHO: DA METÁFORA À PROPOSIÇÃO DE UM MECANISMO GERATIVO

Autores

  • Luiz Antonio Botelho Andrade Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

cognição, conhecimento, conceito, metáfora, mecanismo gerativo

Resumo

Este ensaio aborda o fenômeno do conhecimento em duas dimensões: definição conceitual e mecanismo gerativo pelo qual o referido fenômeno é produzido. Para conceituar, fizemos distinções entre cognição, informação e conhecimento a partir de vários sentidos encontrados nos dicionários. Para propor o mecanismo gerativo, fizemos uso da metáfora - conhecimento é caminho – e concluímos que o conhecimento é um caminho processual, construtivo e criativo, mediado por passos e/ou sequencias lógicas concatenadas de fazeres, dizeres e saberes, em resposta a uma demanda, pergunta, objetivo ou desejo, cujo produto explica, conceitua e/ou satisfaz o demandante e a comunidade que faz uso deste produto, mesmo que provisoriamente.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Botelho Andrade, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983) e doutorado em Immunobiologie - Universite de Paris VI (Pierre et Marie Curie) (1990). Atualmente é professor associado III da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Imunologia, Educação e Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia, Epistemologia, Ensino de Ciências, Biologia do Conhecimento e Extensão Universitária.

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Andrade, L. A. B. (2018). CONHECIMENTO É CAMINHO: DA METÁFORA À PROPOSIÇÃO DE UM MECANISMO GERATIVO. Ciências & Cognição, 23(1). Recuperado de http://revista.cienciasecognicao.org/index.php/cec/article/view/1462

Edição

Seção

Ensaios Acadêmicos / Essays