ESTUDO QUALITATIVO SOBRE O AUTOCONCEITO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Autoconceito, desempenho acadêmico, competências interpessoais,Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a forma pela qual o autoconceito infantil influencia os fatores e variáveis, como desempenho acadêmico e relacionamento interpessoal, dentro do ambiente escolar. Para tanto foram entrevistados 15 alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública no interior do estado de São Paulo, Brasil. O estudo analisou o autoconceito dos estudantes em categorias especificas. Os dados revelaram que a variável com maior influência sobre este construto foi o envolvimento nas atividades escolares. As relações interpessoais com os pares e os afetos e emoções vivenciados pelos alunos dentro do ambiente escolar também aparecem como fatores relacionados ao autoconceito escolar.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).