DISCALCULIA: REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
classificação hierárquica descendente, discalculia do desenvolvimento, intervenção, revisãoResumo
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi identificar o que foi publicado nos artigos científicos entre os anos de 1996 e 2015 sobre a discalculia. Foram selecionados 36 artigos a partir dos descritores discalculia e intervenção (e equivalências em inglês: discalculia e intervention) considerando-se as bases de dados LILACS (Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde), MEDLINE (Medical Literature end Retrieval System on Line), PscyNET (American Psychological Association PscyNET), e ERIC (Institute of Education Sciences). Os dados foram analisados pela Classificação Hierárquica Descendente, com o apoio do software IRAMUTEQ. Os resultados apontaram para alteração no foco de interesse dos estudos. Inicialmente as pesquisas buscaram definir e diagnosticar a discalculia baseando-se em critérios comportamentais e de exclusão. Por conseguinte, as pesquisas centraram-se em intervenções voltadas aos aspectos neurobiológicos e genéticos relacionados ao transtorno. Finalmente, numa terceira e última fase as intervenções ocuparam-se dos aspectos relacionados ao meio social que interferem no transtorno. Conclui-se pela necessidade de pesquisas sobre discalculia do desenvolvimento que considerem intervenções multidisciplinares abordando tanto aspectos neuropsicológicos quanto psicossociais na busca por melhores resultados.
Palavras-chaves: classificação hierárquica descendente; discalculia do desenvolvimento; intervenção; revisão.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).