ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL EM FOCO: OFICINA TEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS.
Palavras-chave:
ensino de ciências, alimentação saudável, oficina temáticaResumo
A importância da alimentação saudável é uma temática que precisa ser discutida na educação básica, já que, nos últimos anos, houve um aumento de problemas relacionados à má alimentação entre crianças e jovens. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo favorecer a aprendizagem significativa de conteúdos inerentes à alimentação saudável por meio da realização de uma oficina temática. Participaram dessa pesquisa estudantes de sexto ao nono ano de uma escola municipal sob a mediação dos licenciandos/pesquisadores pertencentes ao PIBID Química. A oficina foi baseada em atividades multiestratégicas, com a utilização de recursos multimídias, experimentação, dinâmica e jogos. Os dados foram coletados por meio de materiais produzidos pelos alunos, observações e anotações de suas falas, analisados por meio de redes sistêmicas. Ao final, foi possível reconhecer que a oficina contribuiu para o aprendizado significativo de conceitos científicos inerentes à alimentação saudável assim como para o embasamento teórico dos argumentos dos estudantes e seu posicionamento crítico frente às discussões.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).