ATUALIZAÇÕES NEUROCIENTÍFICAS NA SÍNDROME DE TOURETTE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
síndrome de Tourette, neurociências, intervenção, revisão integrativa.Resumo
O presente estudo apresenta uma revisão integrativa sobre a Síndrome de Tourette (ST) que é pouco conhecida por muitos profissionais da saúde. Foi realizada uma revisão integrativa acerca das evidências clínicas e científicas sobre a ST, a fim de esclarecer e nortear a prática clínica direcionada aos portadores dessa doença em diferentes áreas da Saúde. Foi realizada uma busca de artigos científicos em cinco bases de dados nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, seguindo uma análise criteriosa dos artigos selecionados. Todos os artigos selecionados foram publicados na língua inglesa evidenciando o reduzido número de trabalhos sobre a relação ST e intervenção terapêutica nas demais línguas. Os mesmos artigos englobam os aspectos mais atuais da ST, abordando desde a neurofisiologia da síndrome até intervenções como a terapia comportamental e a estimulação cerebral. Foi possível concluir que a ciência caminha cada vez mais em direção a um conhecimento aprofundado sobre a ST, principalmente no que se refere às novas formas de intervenção.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).