O USO DE TAREFAS EXPERIMENTAIS PARA O ESTUDO DA MEMÓRIA EPISÓDICA
Palavras-chave:
memória episódica, reconhecimento, recordação com pista, recordar livre, monitoramento para fonteResumo
Memória episódica envolve a retenção e evocação de eventos passados experienciados pelo indivíduo. No presente trabalho, as tarefas experimentais mais comumente utilizadas para estudar este tipo de memória são apresentadas. Estas tarefas são (1) tarefas de reconhecimento, incluindo tarefas de reconhecimento “sim/não”, escolha forçada, e “lembrar/saber”, (2) tarefas de recordação com pista, (3) tarefas de recordar livre e (4) tarefas de monitoramento da fonte. Estas tarefas são exemplificadas e discutidas em termos teóricos levando em consideração modelos cognitivos que explicam seus processos mnemônicos. Nós também abordamos a ideia de que tarefas de recordar com pistas, recordar livre, e monitoramento da fonte são mais fortemente baseadas na evocação de informações episódicas do que tarefas de reconhecimento, uma vez que a última pode ser desempenhada com base na simples sensação de familiaridade despertada pelo item memorizado.
Palavras chaves: memória episódica; reconhecimento; recordação com pista; recordar livre; monitoramento para fonte
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).