ASSOCIAÇÃO ENTRE COGNIÇÃO, SUPORTE SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE CURITIBA/PR

Autores

  • Fernanda Figueiredo Coelho Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Renate Brigitti Michel Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Idosos. Cognição. Suporte social. Qualidade de Vida. Psicologia.

Resumo

Objetivo: o presente estudo teve como objetivo investigar a capacidade cognitiva de idosos e analisar a associação com a qualidade de vida e rede de apoio social em uma Unidade Municipal de Saúde, Curitiba-PR. Método: A pesquisa teve a participação de 110 idosos de 70 à 79 anos com cadastro definitivo em uma Unidade Municipal de Saúde de Curitiba/PR. Como instrumentos para a avaliação dos idosos foram utilizados um questionário sociodemográfico, a versão brasileira do questionário Wold Health Organization of Life Group-Bref  (WHOQOL-Bref), o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), a Avaliação Cognitiva de Addenbrooke – Forma Revisada (ACE-R) e a escala Medical Outcomes Study (MOS). Os dados foram analisados através do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Resultados: Os dados mostraram associações positivas e significativas entre os domínios de qualidade de vida, as variáveis cognitivas (em especial os escores de memória, linguagem, escore bruto ACE-R e MEEM) e os fatores da escala MOS. Conclusão: Prejuízos nas funções cognitivas dos idosos influenciam diretamente a qualidade de vida e a rede de suporte social. Observa-se a necessidade da avaliação e/ou intervenção psicológica direcionada às limitações individuais no processo de envelhecimento, para então desenvolver atividades a fim de prevenir e/ou estimular a melhora das funções cognitivas, a funcionalidade da rede de suporte social e qualidade de vida do indivíduo idoso.

Palavras-chave: Idosos. Cognição. Suporte social. Qualidade de Vida. Psicologia.

 

Biografia do Autor

Fernanda Figueiredo Coelho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Psicóloga, Residente do hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Curitiba, PR – Brasil. 

Renate Brigitti Michel, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Psicóloga, Mestre em educação. Doutoranda em teologia pela PUCPR. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), tutora da residência multiprofissional em saúde do idoso, Curitiba, PR – Brasil.

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Coelho, F. F., & Michel, R. B. (2018). ASSOCIAÇÃO ENTRE COGNIÇÃO, SUPORTE SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS ATENDIDOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DE CURITIBA/PR. Ciências & Cognição, 23(1). Recuperado de http://revista.cienciasecognicao.org/index.php/cec/article/view/1349

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles