BIOWAR: O DESAFIO NO ENSINO DE BIOSSEGURANÇA

Autores

  • Thaise Gonçalves Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Matheus Alves Ribeiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Larissa Vargas Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Biowar, Biossegurança, Jogos, Ensino

Resumo

A biossegurança se torna importante, tanto no con­trole dos riscos ocupacionais quanto no controle dos riscos de prejuízo ambiental provenientes das novas tecnologias científicas. O presente trabalho objetivou proporcionar uma prática docente caracterizada pela ênfase na autonomia, na liberdade e na criatividade, como pressupostos para a construção do conhecimento universitário. O jogo proposto, denominado Biowar, concentrou-se em fornecer e disseminar o conhecimento educativo entre os alunos, abordando temas multidisciplinares embasados em biossegurança. Com o elevado índice de aceitação dos alunos do curso de Biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia, o jogo mostrou-se eficiente ao abordar temas científicos recentes, funcionando como um recurso eficaz e método alternativo de ensino na formação de cientistas cidadãos devidamente alicerçados nos conceitos de biossegurança.

Biografia do Autor

Thaise Gonçalves Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Genética e Bioquímica pela Universidade Federal de Uberlândia desenvolvendo pesquisa na área de Biotecnologia relacionada à oncologia molecular.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Araújo, T. G., Ribeiro, M. A., & Vargas, L. (2016). BIOWAR: O DESAFIO NO ENSINO DE BIOSSEGURANÇA. Ciências & Cognição, 21(2). Recuperado de http://revista.cienciasecognicao.org/index.php/cec/article/view/1277

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles