INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA
Palavras-chave:
práticas de ensino, leitura-escrita, questionário, anos iniciais, aprendizagemResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de construção de um questionário para caracterizar as práticas didático-pedagógicas e suas frequências de utilização nos diferentes períodos do processo de ensino da leitura e da escrita, em classes de anos iniciais (do primeiro ao quinto) do Ensino Fundamental. O processo envolveu cinco etapas sucessivas: 1) revisão da literatura; 2) construção da primeira versão do instrumento; 3) análise de juízes especialistas; 4) avaliação pelo público alvo; 5) estudo piloto; e 6) elaboração da versão final do instrumento. A versão final contém 19 questões seguidas por opções apresentadas sob a modalidade de escala de frequência ordinal ou de múltipla escolha. O instrumento apresentou aparente adequação de contexto e conteúdo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).