INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores

  • Fabiane Puntel Basso Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

práticas de ensino, leitura-escrita, questionário, anos iniciais, aprendizagem

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o processo de construção de um questionário para caracterizar as práticas didático-pedagógicas e suas frequências de utilização nos diferentes períodos do processo de ensino da leitura e da escrita, em classes de anos iniciais (do primeiro ao quinto) do Ensino Fundamental. O processo envolveu cinco etapas sucessivas: 1) revisão da literatura; 2) construção da primeira versão do instrumento; 3) análise de juízes especialistas; 4) avaliação pelo público alvo; 5) estudo piloto; e 6) elaboração da versão final do instrumento. A versão final contém 19 questões seguidas por opções apresentadas sob a modalidade de escala de frequência ordinal ou de múltipla escolha. O instrumento apresentou aparente adequação de contexto e conteúdo. 

Biografia do Autor

Fabiane Puntel Basso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria e em Fonoaudiologia Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo - Porto Alegre, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e doutora em Ciências da Linguagem pela Université de Grenoble, na França, com bolsa do programa de alto nível da União Européia ALBAN. É membro do laboratório de pesquisa LIDILEM de Grenoble desde 2007. Fez parte até o ano de 2013 do grupo de pesquisadores do projeto francês "lire et écrire à lécole primaire", financiado pelo Instituto Federal Francês de Educação, que estuda as aprendizagens de leitura e de escrita no início da alfabetização formal. É pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS (PDJ - CNPq). Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFRS). Tem experiência na área da Linguagem e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos didáticos-pedagógicos na educação escolar, aprendizagem autorregulada, leitura, escrita, compreensão leitora e consciência fonológica.

Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora, bolsista de produtividade de pesquisa 1 D CNPq. Possui mestrado e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, e do Programa de Pós-GRaduação em Psicologia da UFRGS. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Bolsa Nível 1D). Coordena o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog) e o Curso de Especialização em Neuropsicologia desta universidade. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). Suas linhas de pesquisa concentram-se nas áreas de Neuropsicologia Cognitiva, Psicologia Cognitiva e Psicologia Experimental Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento/adaptação de instrumentos de avaliação das funções neuropsicológicas, estudo do desenvolvimento das funções neuropsicológicas, memória implícita (priming semântico), linguagem escrita e dislexias de desenvolvimento e adquiridas, perfil neuropsicológico de amostras clínicas.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Puntel Basso, F., & Fumagalli de Salles, J. (2016). INSTRUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA. Ciências & Cognição, 21(2). Recuperado de http://revista.cienciasecognicao.org/index.php/cec/article/view/1267

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles

##plugins.generic.recommendBySimilarity.heading##

##plugins.generic.recommendBySimilarity.advancedSearchIntro##