A EFICÁCIA DE DIFERENTES TRATAMENTOS EM PACIENTES COM TRANSTORNO DE HUMOR: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores

  • Rosiberton Pereira Cruz Secretária de Saúde do Distrito Federal
  • Isabelle Patriciá Freitas Chariglione Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

PSICOFARMACOLOGIA, ANTIDEPRESSIVOS, CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, PSICOTERAPIA

Resumo

A principal contribuição deste trabalho consiste em apresentar a evolução clínica de usuários de um Centro de Atenção Psicossocial na cidade de Brasília, com o diagnóstico de transtorno de humor, que utilizam antidepressivos como uma das modalidades terapêuticas, e correlacionar, com as variáveis: idade, sexo e outras formas de tratamento. Este estudo epidemiológico, descritivo, exploratório, retrospectivo e documental foi realizado com prontuários de pacientes em tratamento no CAPS-II da região administrativa de Samambaia-DF, no período de junho de 2013 a julho de 2014. Os dados foram avaliados através do Software SPSS e executadas análises descritivas e inferenciais, com o teste qui-quadrado, para verificar a associação entre as variáveis, com nível de significância de 5%. Não se obteve diferença significativa na eficácia quanto ao fármaco utilizado, no entanto, quando submetidos a outras modalidades terapêuticas, como, por exemplo, psicoterapia, os pacientes obtiveram melhora independentemente do fármaco utilizado. Conclui-se que as evoluções não dependem da escolha da classe de antidepressivos, pois as melhores respostas terapêuticas são alcançadas quando associadas a outras modalidades terapêuticas.

Biografia do Autor

Rosiberton Pereira Cruz, Secretária de Saúde do Distrito Federal

Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília  e em enfermagem pela FACIPLAC (Faculdades Integradas da união do Planato Central  especialista em Saúde Mental pela FEPCS (Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde)

Isabelle Patriciá Freitas Chariglione, Universidade Católica de Brasília

I. P. F. CHARIGLIONE é graduada e licenciada em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre e Doutora em Cognição e Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do comportamento pela Universidade de Brasília (UnB), realizando seu estágio Sanduíche do doutorado no "Centre de Recherch D´Institute Universitaire de Gériatrie de Montréal". Atua como Professora no curso de Psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB) ministrando e orientado trabalhos na área de Cognição e Neurociências.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Cruz, R. P., & Chariglione, I. P. F. (2016). A EFICÁCIA DE DIFERENTES TRATAMENTOS EM PACIENTES COM TRANSTORNO DE HUMOR: UM ESTUDO COMPARATIVO. Ciências & Cognição, 21(2). Recuperado de http://revista.cienciasecognicao.org/index.php/cec/article/view/1090

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles