ESCALA DE AVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA PARA CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS: VERSÃO PROFESSOR: ESTUDO DE VALIDADE DE CONTEÚDO

Autores

  • Carolina Rosa Campos PUC-Campinas
  • Tatiana de Cássia Nakano PUC-Campinas

Palavras-chave:

avaliação psicológica, qualidade psicométrica, habilidades cognitivas, instrumento psicológico

Resumo

Considerando a escassez de instrumentos psicológicos voltados para avaliação da inteligência de crianças com deficiência visual, este estudo teve como objetivo a busca por evidências de validade de conteúdo, através da avaliação da adequação dos itens que compõem a Escala de Avaliação de Inteligência para crianças deficientes visuais – Versão Professor. Para isso, cinco estudantes de pós-graduação atuaram como juízes, classificando os 40 itens do instrumento em cinco fatores (raciocino verbal, memória, raciocínio lógico, raciocínio numérico e criatividade). Os resultados demonstraram a adequação dos itens, tendo a maioria deles apresentado índices de concordância acima de 80% (n=31) e entre 60 e 80% (n=5). Apenas quatro itens apresentaram concordância inferior a 50%, sugerindo a necessidade de reformulações ou realocação em outro fator. As análises dos coeficientes Kappa evidenciaram índices entre 0,49 e 0,87. De forma geral, os resultados apontaram a adequação dos itens da escala aos conteúdos do modelo teórico adotado. Estudos futuros serão conduzidos com a finalidade de verificar se os mesmos fatores teóricos serão encontrados a partir de dados empíricos em amostra brasileira.

Biografia do Autor

Carolina Rosa Campos, PUC-Campinas

Psicóloga (PUC-Campinas). Mestre em Psicologia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).

 

 

Tatiana de Cássia Nakano, PUC-Campinas

Docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas. Psicóloga (PUC-Campinas), Mestre em Psicologia Escolar (PUC-Campinas), Doutora em Psicologia como Ciência e Profissão (PUC-Campinas), Pós-doutorado (Universidade São Francisco). Pesquisadora produtividade 2 CNPq.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Campos, C. R., & Nakano, T. de C. (2016). ESCALA DE AVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA PARA CRIANÇAS DEFICIENTES VISUAIS: VERSÃO PROFESSOR: ESTUDO DE VALIDADE DE CONTEÚDO. Ciências & Cognição, 21(2). Recuperado de http://revista.cienciasecognicao.org/index.php/cec/article/view/1086

Edição

Seção

Artigos Científicos / Scientific Articles

##plugins.generic.recommendBySimilarity.heading##

##plugins.generic.recommendBySimilarity.advancedSearchIntro##