PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AOS SINTOMAS SUGESTIVOS DE DEMÊNCIA EM IDOSOS
Palavras-chave:
cognição, condições de saúde, envelhecimento, demênciaResumo
Diante do envelhecimento populacional, tornam-se frequentes as doenças crônico-degenerativas, inclusive as demências. Com o objetivo de estimar a prevalência de sintomas sugestivos de demência nos idosos de Passo Fundo-RS e identificar as intercorrências associadas realizou-se um estudo transversal com 196 idosos da área urbana do município em 2014. No questionário aplicado aos idosos ou cuidadores foram contempladas as variáveis sociodemográficas (sexo, idade, cor da pele, situação conjugal, escolaridade, aposentadoria) e as relacionadas à saúde (necessidade de cuidados, prática de atividade física, marcha independente, medicamentos, percepção de saúde autorreferida, dependência para atividades básicas e instrumentais de vida diária e estado cognitivo). Para verificar a associação entre as variáveis categóricas foram aplicados os testes qui-quadrado de Pearson e exato de Fisher a um nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram associação significativa entre a faixa etária, cor da pele, escolaridade, necessidade de cuidados, prática de atividade física, dependência para as atividades básicas e instrumentais da vida diária. Medidas preventivas e intervencionistas devem ser estimuladas no intuito de reduzir ou retardar as complicações advindas dos quadros demenciais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).