ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
resolução de problemas de matemática, estratégias de resolução de problemas, estudantes do ensino superiorResumo
Resumo
O estudo dos processos cognitivos complexos, nas quais se inclui a resolução de problemas, reveste-se de grande importância quando se reportam à construção de competências pelos estudantes do Ensino Superior Este estudo recorre a um design quasi - experimental, com um grupo de estudantes submetidos a sessões de treino de resolução de problemas de matemática e um grupo de controle, no sentido de comparar as estratégias de resolução de problemas utilizadas por uns e por outros. A amostra é constituída por 72 estudantes a frequentar cursos de licenciatura. Os resultados mostram que as sessões de treino aumentam a rapidez da resolução e diminuem a existência de erros na mesma. No entanto, o contato prévio com problemas de natureza similar parece limitar os estudantes na escolha da estratégia de resolução a ser usada, o que diminui a eficácia da resposta em termos da utilização de alternativas de resolução mais diretas, intuitivas e rápidas de resolução dos problemas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, no que diz respeito à capacidade de transposição das estratégias de resolução a problemas congêneres.
Palavras-chave: resolução de problemas de matemática, estratégias de resolução de problemas, estudantes do ensino superior
Abstract
The study of complex cognitive processes, in which problem solving is included, is of great importance since they relate to building skills in college students. This study uses a quasi – experimental design, with a group of students submitted to training sessions of problem solving in mathematics and a control group, to compare the problem solving strategies used by the two groups. The sample consists of 72 higher students. The results show that the training sessions increase the speed of resolution and decrease the existence of errors. However, previous contact with problems of a similar nature seems to limit the students in choosing the resolution strategy to use, which reduces the effectiveness of the response in terms of the use of a more direct, intuitive and fast resolution of the problems. The implications of the findings are discussed with regard to the capacity of transposing solving strategies to similar problems.
Keywords: math problems resolution, problem solving strategies, higher education studentsPublicado
Como Citar
Edição
Seção
O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) à Organização Ciências e Cognição, instituição responsável pela revista Ciências & Cognição (ISSN 1806-5821), todos os direitos de publicação, produção e divulgação, com exclusividade e sem ônus, do material do manuscrito submetido, extensível a versões em outras mídias de comunicação e divulgação (site, redes sociais, vídeos, em meio impresso, digital, áudio/podcast e audiovisual (integral ou parcialmente), buscando, dentro das possibilidades dar a maior visibilidade possível ao material submetido e aprovado, objeto da presente seção de direitos.
Declara(m) e garante(m) que:
- os procedimentos éticos referentes a um trabalho científico foram atendidos;
- no caso de estudo com humanos, foi conduzido conforme os princípios da Declaração de Helsinki e de suas emendas, com o consentimento informado aprovado por Comitê de Ética devidamente credenciado e com a Resolução 1595/2000, do CFM*;
- a responsabilidade pela informações e pelo conteúdo são do(s) autor(es).