Sobre a Revista
Foco e Escopo
POLÍTICA EDITORIAL
Ciências & Cognição (Cien. Cogn.): publicação científica da sociedade privada Organização Ciências e Cognição (OCC) em parceria com Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN, da UFRJ).
Foco e Escopo
Área de interesse: material com foco nos estudos da Cognição, entendendo como tais questões relacionadas com a capacidade para armazenar, transformar e aplicar o conhecimento, bem como seus respectivos processos mentais (memória, atenção, percepção, representação de conhecimento, raciocínio, criatividade e resolução de problemas). O projeto cognitivista busca estabelecer compreensões sobre as relações mente-cérebro e a produção/construção de sentido (como o ser pensa, expressa, comunica, interpreta e aprende).
Público-alvo
1) pesquisadores; 2) estudantes de pós-graduação e graduação de áreas relacionadas.
Política Editorial
Publica material acadêmico original, em português (inglês, em condições especiais). Recebe submissões voluntárias e sem ônus para o periódico de colaboradores nacionais e internacionais, com o objetivo de publicação, reservando-se o direito de publicar ou não, após avaliação (peer review) do material submetido.
Direitos Autorais
No ato da submissão, o autor assume o compromisso de transferir para Ciências e Cognição os direitos autorais do material, caso seja aceito para publicação. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização por escrito dos Editores. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, citação com mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outros recursos gráficos, arquivos sonoros ou de vídeo) deverão ser previamente autorizadas pela instituição mantenedora do periódico.
Responsabilidade dos autores
O conteúdo dos artigos publicados são de responsabilidade esclusiva dos seus autores. O autor deve anexar junto ao ato de submissão termo digititalizado contend a assinatura de todos os autores, informando se todos os preceitos éicos foram seguidos, guardando consigo o original. O periódico parte da boa-fé e confiança nas informações prestadas pelo(s) autor(es). No ato de submissão, o autor deve anexar como Documento Suplementar, no sistema online:
1) Carta de Autorização (ver modelo no Anexo 1, desta Norma de Submissão), com o termo de autorização de publicação, cessão de direitos do texto sem ônus, declaração de garantia de que os procedimentos éticos foram atendidos, e declaração de inexistência de Conflito de Interesses;
2) Informação do(s) autor(es): endereço completo do autor principal (de correspondência), incluindo CEP, telefone e e-mail (ver modelo no Anexo 1, desta Norma de Submissão).
O processo de avaliação não será iniciado caso falte qualquer dos Documentos obrigatórios, ficando ciene o autor desde a submissão aravés da marcação obrigatória de campo de Ciência deste requisito.
Normas de Privacidade
Os dados pessoais dos autores serão usados, exclusivamente, para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Processo de Avaliação pelos Pares
Após submeter o material, no formulário online, a confirmação do recebimento e registro será enviada ao autor, automaticamente, por e-mail, ao fim do registro.
O texto será avaliado pela Equipe de Normalização, em até 15 dias úteis, para verificar se está de acordo com as normas de formatação e com os anexos obrigatórios (ver item 3 e subseqüentes deste documento). Se não estiver adequado, será dado ao autor o prazo de 5 dias úeis para corrigir, não o fazendo, o material será rejeiado sem julgamnento do mérito. Se estiver adequado ou for reparada a inadequação, será encaminhado para a Editoria de Seção da área pertinente.
A Editoria de Seção encaminhará, em até 15 dias úeis, a 2 (dois) pareceristas ad hoc, convidados para tal fim, escolhidos entre pesquisadores de reconhecida competência acadêmica na área. A autoria do texto não é informada aos Pareceristas ou Consultores ad hoc, e vice-versa.
Os pareceristas têm o prazo de 15 (quinze) dias úteis para informar se aceitam ou não a avaliação de um texto. Caso esteja disponível, cada parecerista terá o prazo de 15 (quinze) dias úteis para elaboração de sua avaliação. Caso esteja indisponível, será encaminhado, nas mesmas condições a outro parecerista, renovando-se os prazos, até que se tenha dois pareceres. Os pareceristas poderão opinar pela: recomendação, recomendação com restrições e não recomendação em relação ao mérito.
Os pareceres serão apreciados pelo Conselho Editorial na reunião mensal para este fim. Ao final do processo, o autor receberá a decisão contendo a súmula dos pareceres dos Pareceristas/Consultores, em caso de recomendação com restrições. Os pareceres são de acesso exclusive dos editores. No caso de recomendação ou não recomendação, não será necessário o envio de súmula dos pareceres, podendo ser feito apenas como evenual liberalidade. Os pareceres constituem peça interna de amparo decisional exclusive dos editores.
Em caso de não recomendação, o autor poderá re-submeter o material depois de cuidadosa revisão. Em caso de recomendação com restrições, o autor poderá apresentar, no prazo designado em correspondência direta do periódico, a versão reformulada do texto para re-apreciação, acompanhada de carta do autor aos Editores, informando as modificações efetuadas.
O texto recomendado será encaminhado para a Editoria de Texto que terá até 15 dias úteis para elaborar a leiura técnica (gramatical/estilística) e apontar sugestões de alerações. As considerações serão encaminhadas ao autor para apreciação e eventual alteração. O Editor de Texto precisará recomendar ou não o texto em seus aspectos formais. Se recomendar, o texto será encaminhado para a Editoria de Layout.
A Editoria de Layout elaborará, em até 15 dias úteis, a Prova para a publicação e enviará ao autor para que seja conferida e devolvida com possíveis correções. A não devolução, no prazo estipulado, implicará na concordância do autor.
A decisão final sobre a publicação de um texto cabe aos Editores, auxiliados pelos pareceres dos pareceristas ad hoc, Editor de Texto e Editor de Layout.
Prazos
Os manuscritos podem ser submetidos a qualquer tempo (fluxo contínuo).
Os prazos para avaliação variam até 180 dias úteis, dependendo da natureza do material submetido, sua complexidade e cumprimento das exigências editorias, bem como disponibilidade de pareceristas. O prazo mínimo se refere aos materiais corretamente formatados, que sigam rigorosamente as normas editorias, de baixa complexidade (resenhas críticas, estudos de caso) e que sejam recomendados sem qualquer restrições.
Periodicidade
Quadrimestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento, todavia é vedado qualquer tipo de republicação, sem a expressa autorização da publicação. Todos os direitos dos materiais publicados pertencem à Organização Ciências e Cognição.
Indexações
O periódico Ciências & Cognição (também registrado como Ciências e Cognição) está indexado aos seguintes bancos de dados (ordem alfabética):
- BVE Biblioteca Virtual de Educação (Indexada como Ciências e Cognição)
- BIREME - BVS-Psi No. 18992 - http://portal.revistas.bvs.br/index.php?issn=1806-5821&lang=pt
- CanalCiência/Ibict (como Ciências e Cognição)
- CLASE
- CogPrints - Cognitive Science E-print Archives
- DIALNET (Universidad de La Rioja)
- DOAJ - Directory of Open Access Journals (Indexado como Ciências e Cognição)
- EBSCO Open Access Portuguese Collection
- Education Research Global Observatory
- Harvester2
- INDEXPSI - BR2474-1
- LATINDEX
- LIVRE
- LILACS
- PEPsic
- PERIÓDICOS CAPES (Indexado como Ciências e Cognição)
- QUALIS
- UNC University Libraries
- SCIRUS
- SIBiNet (Indexado como Ciências e Cognição)
- Sumarios.org.
Índice h5 = 5; Mediana h5 = 5 URL: https://goo.gl/fvdgn3
INDEXAÇÃO QUALIS
NO QUALIS 2013-2016, CIÊNCIAS & COGNIÇÃO ESTÁ PRESENTE NA AVALIAÇÃO DE VÁRIOS COMITÊS DE AVALIAÇÃO, REFORÇANDO SEU CARÁTER INTERDISCIPLINAR. AS MAIORES AVALIAÇÕES SÃO B1 LINGUÍSTICA/LITERATURA, CIÊNCIAS AMBIENTAIS, ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO; B2 EM INTERDISCIPLINAR, PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO, ENSINO, ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN; B3 EM FILOSOFIA, ENFERMAGEM; B4 EM SAÚDE COLETIVA, E MEDICINA II; B5 EM BIOTECNOLOGIA, NUTRIÇÃO, ENGENHARIAS II, ENGENHARIAS III, CIÊNCIA DA CAMPUTAÇÃO, QUÍMICA, C EM MEDICINA I, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I, E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II.
2012 - QUALIS - B2 (INTERDISCIPLINAR / PSICOLOGIA / ENSINO /EDUCAÇÃO / ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO / PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA), B3 (CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I / ARTES E MÚSICA / HISTÓRIA), B4 ( FILOSOFIA / SOCIOLOGIA / SAÚDE COLETIVA / ARQUITETURA E URBANISMO / ODONTOLOGIA ), B5 ( LETRAS / LINGUÍSTICA / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II / EDUCAÇÃO FÍSICA ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA / ENGENHARIAS III / ENGENHARIAS IV / MEDICINA I / MEDICINA I), C (DIREITO / QUÍMICA / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I).
2010 - QUALIS - B2 (EDUCAÇÃO / ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO), B3 (INTERDISCIPLINAR / PSICOLOGIA / ENSINO / ARTES / MÚSICA / HISTÓRIA), B4 (CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA / SAÚDE COLETIVA / ODONTOLOGIA), B5 ( LETRAS / LINGUÍSTICA / EDUCAÇÃO FÍSICA / ENGENHARIAS III / ENGENHARIAS IV / MEDICINA I / MEDICINA I), C (DIREITO / QUÍMICA / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II).
Sponsors
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ
Fontes de Apoio
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Histórico do periódico
Índice h5 = 6; Mediana h5 = 7 URL: https://goo.gl/fvdgn3
INDEXAÇÃO QUALIS
No QUALIS 2013-2016, Ciências & Cognição está presente na avaliação de vários comitês de avaliação, reforçando seu caráter interdisciplinar. As maiores avaliações são B1 em Letras/Linguística, Ciências Ambientais, Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo; B2 em Interdisciplinar, Psicologia, Educação, Ensino, Arquitetura, Urbanismo e Design; B3 em Filosofia, Enfermagem; B4 em Saúde Coletiva, e Medicina II; B5 em Biotecnologia, Nutrição, Engenharias II, Engenharias III, Ciência da Camputação, Química, C em Medicina I, Ciências Biológicas I, e Ciências Biológicas II.
No QUALIS 2013, Ciências & Cognição está presente na avaliação de 25 comitês de avaliação, reforçando seu caráter interdisciplinar. As maiores avaliações são B2 em:Interdisciplinar, Psicologia, Educação, Ensino, Administração, Ciências Contábeis e Turismo, Planejamento Urbano e Regional, Demografia; B3 em: Ciências Sociais Aplicadas I, Artes e Música, História; B4 em: Saúde Coletiva, Odontologia, Filosofia, Sociologia, Arquitetura e Urbanismo; B5 em: Medicina I, Medicina II, Antropologia/Arqueologia, Engenharia IV, Educação Física, Letras/Linguística, Química, dentre outros comitês.
2012 - QUALIS B2 (INTERDISCIPLINAR / EDUCAÇÃO / PSICOLOGIA / ENSINO / ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO), B3 (CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS I / ARTES E MÚSICA / HISTÓRIA), B4 ( FILOSOFIA / SOCIOLOGIA / SAÚDE COLETIVA / ARQUITETURA E URBANISMO / ODONTOLOGIA / PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL / DEMOGRAFIA), B5 ( LETRAS / LINGUÍSTICA / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS II / EDUCAÇÃO FÍSICA ANTROPOLOGIA / ARQUEOLOGIA / ENGENHARIAS III / ENGENHARIAS IV / MEDICINA I / MEDICINA I), C (DIREITO / QUÍMICA / CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I).